Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) abre chamada para mapear tecnologias sociais na Amazônia e lançar seu Catálogo de Tecnologias Sociais

ago 11, 2022Chamadas, Tecnologia Social

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem desenvolvido pesquisas e ações voltadas para o tema das tecnologias sociais, no contexto amazônico, em conjunto com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). Essas três instituições são vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e são responsáveis pela execução da Agenda 2030 do Programa de Tecnologias Sociais na Amazônia.

Uma de suas iniciativas em 2022 foi a abertura de chamada pública para o Edital de Chamamento e Registro de Experiências de Tecnologia Social, que visa identificar, mapear e documentar as experiências de tecnologia social desenvolvidas na Amazônia, para posteriormente compor o seu Catálogo de Tecnologias Sociais 2022-2023.

Essa iniciativa se inspira no Catálogo de Tecnologias Sociais da Universidade Federal Fluminense e decorre de reuniões bilaterais de colaboração entre a Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, chefiada pela Profa. Dra. Luciane Patricio, da Agência de Inovação (AGIR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Coordenação Geral de Ciências Humanas e Sociais (CGHS), coordenada pela Dra. Joana Marie Girard, vinculada a Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Edital faz parte do Projeto de Pesquisa “Tecnologias Sociais Sustentáveis para a Amazônia”, coordenado pela Dra. Denise Gutierrez, coordenadora de Tecnologia Social do INPA.

Desde 2017, a UFF desenvolve e publica o Catálogo de Tecnologias Sociais da Universidade Federal Fluminense, com o objetivo de reunir as experiências de tecnologia social e/ou inovações para o desenvolvimento social – em curso, em fase piloto ou já finalizadas – desenvolvidas pela Universidade por meio dos seus docentes, estudantes ou técnicos-administrativos no âmbito de projetos de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação.

O Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF é um produto consolidado na universidade, contando atualmente com 81 experiências de tecnologia social, e tem cumprido o seu propósito de mapear, documentar e divulgar, dando visibilidade aos projetos desenvolvidos pela UFF, valorizando e dando publicidade às iniciativas, de forma que possam ser conhecidas e reaplicadas em diferentes contextos.

Fonte: INPA