DÚVIDAS FREQUENTES
Minha ideia/ projeto é uma TS?
Para saber se uma ideia ou um projeto é uma Tecnologia Social, é preciso entender as características desse tipo de tecnologia.
As Tecnologias Sociais são propostas que contribuem para resolver problemas sociais. Podem ser projetos simples, complexos ou inovadores, o que importa é a capacidade de transformar uma comunidade ou um grupo específico a partir de suas demandas sociais. Além disso, as experiências também propõem o diálogo com o público-alvo por meio da troca de experiências entre o saber local e o saber científico.
Portanto, as Tecnologias Sociais normalmente envolvem as seguintes palavras-chaves: saber local, demandas sociais, inovação, baixo custo e transformação social.
O que torna um projeto elegível para o Catálogo de Tecnologias Sociais?
Ele precisa atender aos critérios apresentados no Edital de Chamamento e Registro de Experiências de Tecnologias Sociais que é lançado anualmente.
Levando em consideração a primeira pergunta, as concepções que definem se um projeto pode ser incluído no Catálogo de Tecnologias Sociais baseiam-se em sua metodologia e em seu resultado obtido conforme o objetivo central.
Além disso, também é priorizado o sentido humano do termo “social”, isto é, a percepção da importância do projeto em grau coletivo de comunidade ou grupo de indivíduos, e não a uma escala reduzida e fechada. É importante levar em conta as demandas sociais.
Como fazer parte do Catálogo de Tecnologias Sociais?
Anualmente, a Coordenação de Tecnologias Sociais da Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (AGIR) abre inscrições através do Edital de Chamamento e Registro de Experiências de Tecnologias Sociais. O edital é lançado no final do primeiro semestre de cada ano.
Assim, basta ficar atento ao nosso site.
Posso submeter mais de um projeto para o Catálogo de Tecnologias Sociais?
Sim. Não há limites de projetos desenvolvidos por um(a) coordenador(a). Nossas diretrizes partem do caráter qualitativo e de importância do projeto para a sociedade.
Tenho uma dúvida mais específica. Como posso fazer para entrar em contato?
Você pode entrar em contato conosco por três meios: a caixa “Entre em contato!” ao lado direito neste FAQ; o nosso e-mail – tecnologiasocial.uff@gmail.com -; ou o nosso instagram.