Realizado pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), o Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec) e o Laboratório de Informática para Educação (Lipe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso aconteceu de 19 a 21 de fevereiro e contou com a participação de cerca de 150 alunos. A nossa equipe de Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) também marcou presença no evento.
Além da temática tecnologia social, o curso debateu também temas como extensão universitária, metodologias participativas, autogestão e economia solidária, com o objetivo de conhecer e discutir um pouco mais sobre esses assuntos e repensá-los a partir da formação acadêmica e profissional.
Na ocasião, também foi lançado o livro “Tecnologias para o Desenvolvimento Social: Diálogos NIDES-UFRJ”, organizado por Flávio Chedid Henriques, Felipe Addor, André Malina e Celso Alexandre Souza de Alvear, além de contar com a participação de diversos autores, como Ricardo Antunes, Carlos Walter Porto-Gonçalves, Henrique Cunha Junior, Renato Dagnino, Luciana Corrêa do Lago, entre muitos outros.
O livro comemora os cinco anos do NIDES, apresentando desenvolvimentos teóricos e análises de experiências de pesquisadores desse e de outros núcleos latino-americanos que buscam a emancipação dos povos por meio de uma democracia radical. São trabalhos que têm como princípio a autogestão nos movimentos e empreendimentos, a ação participativa na pesquisa, a emancipação na educação, a finalidade social na tecnologia, a agroecologia no campo, e a diversidade e os saberes locais nos territórios.
Os textos estão divididos em eixos temáticos, que discutem desde o que significa e como chegar ao desenvolvimento social, as tecnologias necessárias para atingi-lo, o trabalho e a educação em territórios, até como se dá a participação de povos tradicionais e as dinâmicas de raça e gênero na área tecnológica.