As tecnologias sociais são importantes ferramentas que partem de uma demanda social. Uma tecnologia pode ser classificada como social quando se propõe a atuar sobre um problema social; quando seus valores estão informados pelo desenvolvimento da sociedade, não do mercado, ou seja, quando a ideia de social se apresenta como alternativa ao capital; quando considera os saberes dos atores diretamente afetados com o problema; quando apresenta baixo custo, é sustentável, reaplicável ou ajuda na promoção da autonomia dos interlocutores envolvidos, sobretudo nos casos onde o acesso aos direitos está em jogo, dentre outras possibilidades.
Embora pareça um conceito simples, a definição de tecnologias sociais ainda é um tanto complexa, por se tratar de uma palavra polissêmica. Há um conjunto de artigos, bibliografias e levantamento que tentam dar conta dessa questão. No entanto, a continuidade dos estudos e as dificuldades teóricas, e de a pesquisa ainda sugerem um campo carente de novas reflexões, revisão, e posicionamento crítico.
Pensando em facilitar o entendimento de quem se interessa por tecnologias sociais, sugerimos cinco dicas de leituras fundamentais para se avançar em discussões sobre a temática.
1 – Evolução do tema com base numa revisão da literatura
No texto “Abordagens Teóricas de Tecnologia Social no Brasil”, publicado na Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, em 2017, Thais Duque e José de Valadão tentam dar conta de pontos essenciais na busca por uma marco conceitual e analítico das TS. Utilizando da bibliometria como procedimento metodológico, os autores nos apresentam um mapeamento das principais concepções teóricas existentes no contexto brasileiro.
2 – Debate entre a dicotomia inovação e tecnologia social
Em “Inovação social além da tecnologia social: constructos em discussão”, disponibilizado pela Revista Race, em 2017, Carolina de Medeiros (et al.) introduz a inovação social como resultado que vai além de uma tecnologia social. Além disso, apresenta como esses dois temas se sobrepõem em diversos aspectos e como as TSs ganham mais sentido quando empoderam as sociedades envolvidas e promovem uma transformação social.
3 – O conceito de desenvolvimento social como motor da tecnologia e inovação
O livro “Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade”, organizado por Renato Dagnino, é uma obra que reúne uma série de trabalhos acadêmicos de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ECTS) voltados para o entendimento da exclusão social e da necessidade de conceber uma tecnologia que faça frente a esse contexto excludente. Sugerimos o capítulo “Como transformar a Tecnologia Social em Política Pública?”, escrito por Dagnino e Carolina Bagattolli, que traz uma reflexão sobre a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação, como foco em estratégias para a transformação das tecnologias sociais em políticas públicas.
4 – Empreendedorismo social (abordagens conceituais e tendências)
O artigo “A emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável”, disponível na Revista de Administração Pública, em 2008, tem a autoria de Ivete Rodrigues e José Carlos Barbieri. O texto discute sobre conceitos pertinentes à tecnologia social num mundo globalizado, em contraposição às propostas que defendem a adoção, pelas multinacionais, de estratégias organizacionais focadas na base da pirâmide social.
5 – Legislação que institui Tecnologia Social
No que diz respeito a legislação, as tecnologias sociais são definidas como a união entre saber popular, conhecimentos científicos e tecnológicos, que devem atender aos seguintes requisitos: simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade, reprodução e impacto social comprovado. Além disso, devem ser voltadas para a solução de problemas básicos como o suprimento de água potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde e meio ambiente. Conheça alguns projetos de lei que instituem políticas nacionais de tecnologia social.
Para conhecer mais sobre TS, acesse nossa biblioteca virtual com uma seleção de principais textos sobre a temática.
Boa leitura!