As inscrições em nível de doutorado para o segundo semestre letivo de 2019 do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) estão abertas até 08 de maio. A primeira turma do Programa vinculado ao Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) representa o protagonismo da instituições como uma refer~encia na área de acessibilidade e inclusão.
A concepção de inclusão do PGCTIn se trata de uma atitude proativa de mudança para o trabalho pedagógico com diferentes indivíduos. Além da diversidade de um público-alvo de políticas de inclusão que apresenta deficiências de diversos tipos: intelectual, física, sensorial, comunicacional (transtornos do espectro do autismo) e múltipla, se inclui nessa perspectiva os alunos com altas habilidades ou superdotação localizados no ensino formal ou não-formal em diferentes contextos sociais: campo, quilombolas, aldeias indígenas, entre outros. A concepção de diversidade, que vai além de Ciências, Tecnologias e Inclusão, também foi adotada neste programa de pós e se apresenta como a expressão da singularidade de cada ser humano, independentemente de idade, gênero, nível socioeconômico ou cultural.
O objetivo principal do PGCTIn é dar a cada mestre matriculado, formado pela área de ensino ou por outras áreas, a oportunidade de pesquisar e criar suas hipóteses na área de Ciências, Tecnologias e Inclusão, culminando no ato divulgar os resultados alcançados. O modelo do curso é constituído de duas dimensões: eixos horizontais que representam as linhas de pesquisa do curso, nos quais as disciplinas objetivam a aquisição de habilidades específicas, e um eixo vertical, que representa os temas principais (Ciências, Tecnologias e Inclusão) em sua unidade estrutural que perpassa a formação de todas as linhas. Uma terceira dimensão, a resultante desses vetores, representa a síntese dada pela obtenção dos conceitos de aplicabilidade, interdisciplinaridade e percepção histórica, ocorrendo principalmente nas disciplinas de Bases das Ciências,Tecnologias e Inclusão e Estágio em Divulgação e Docência do Núcleo Básico Obrigatório.
O corpo docente do curso proposto é formado atualmente por 14 pesquisadores membros permanentes e 2 colaboradores. Esses se destacam pela produção de artigos científicos, livros, capítulos de livros, audiolivros e materiais/kits didáticos e já atuam em grupos Interdisciplinares. Eles são reconhecidos por órgãos de fomento como a FAPERJ, CAPES e CNPq, com projetos contemplados em editais de apoio à melhoria de escolas públicas e produção de materiais didáticos. Além desse perfil produtivo, esses pesquisadores mantêm colaborações internacionais com diversos centros de pesquisa em diferentes países, com o destaque especial às colaborações realizadas com a Universidade do Minho (Portugal), Lamar University, Universidade de Pittsburgh, Johns Hopkins University e Utulsa University (EUA), a Swansea University (Reino Unido) e o European Sign Language Centre – Centro de Línguas Gestuais Europeias (Suécia) e UnivAQ (Itália).
O profissional formado será capaz de elaborar, participar e gerir projetos individuais e coletivos, cujos objetivos fundamentais norteiam a construção de uma sociedade democrática, solidária e inclusiva. Trata-se de um doutor que tem como cenário para a sua pesquisa os espaços da sociedade, formais ou não formais, com uma visão inclusiva.
Visite o site do PGCTIn para mais informações sobre inscrições.