Chamada para pesquisadores seleciona projetos para o aprimoramento do ensino de Ciências na Educação Básica

maio 8, 2019Chamadas

Até 27 de maio a chamada do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do “Programa Ciência na Escola: o Ensino de Ciências na Educação Básica” recebe propostas de projetos de pesquisa, atividades práticas e avaliação, nas diversas áreas do conhecimento, em questões relacionadas ao ensino de ciências na educação básica das redes públicas de ensino em consonância com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 4: Educação de Qualidade.

A chamada voltada para propostas apresentadas por pesquisadores vinculados a instituições sem fins lucrativos, sejam elas de ensino superior ou de pesquisa, está estruturada em 3 linhas: Desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre o ensino de ciências; Realização de atividades práticas nas escolas, com o desenvolvimento de produtos focados no ensino de ciências; Avaliação das ações do Programa Ciência na Escola.

Os projetos aprovados terão duração máxima de 24 meses e abrangerão temas como ensino-aprendizagem, formação de professores, tecnologias educacionais, materiais didáticos, objetos educacionais, infraestrutura escolar e tecnologias e modelos para ações inclusivas no âmbito do ensino de ciências. Uma das exigências da Chamada é que os projetos sejam formulados conjuntamente por pesquisadores e professores das escolas da educação básica, aproveitando o conhecimento e promovendo a aproximação e troca de experiência entre os dois grupos.

A expectativa é de que os projetos financiados possam gerar conhecimento científico sistematizado sobre o problema do ensino de ciências e possam propor soluções aplicáveis por meio de ações inovadoras, criativas e consistentes para mudança efetiva da realidade do ensino de ciências nas escolas públicas brasileiras.

Mais informações e a chamada na íntegra aqui.

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