
Um dos sociólogos mais citados do mundo, o espanhol Manuel Castells, virá ao Brasil para a conferência de encerramento do “Seminário Educação, Cultura e Tecnologia: a escola do século XXI”, que acontece no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no dia 15 de julho de 2019, às 18h. O evento propõe uma reflexão acerca de um conjunto de questões contemporâneas que desafiam educadores, gestores, agentes culturais, pesquisadores e diversos setores sociais interessados na construção de um modelo educacional compatível com as exigências da sociedade do conhecimento.
Castells é autor de obras de referência como Sociedade em Rede (1996), primeiro volume da trilogia A Era da informação: Economia, sociedade e cultura, no qual analisa o mundo mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação e defende o conceito de “capitalismo informacional”; A galáxia da Internet (2001), em que aborda a relação entre vida virtual e vida real; e o mais recente, Redes de indignação e esperança – movimentos sociais na era da internet, de 2012, que trata dos movimentos em rede na contemporaneidade.
O impacto da comunicação em rede e das tecnologias digitais sobre a produção de conhecimento, dentre outros temas, serão objeto de discussão em um ambiente marcado pela diversidade de ideias e a liberdade de pensamento. Além do sociólogo, o evento também conta na programação com painéis para discutir o protagonismo de grupos sociais e desafios da educação contemporânea.
O evento é gratuito mediante inscrição antecipada aqui.