Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza “Domingo com ciência na Quinta” no dia 07 de julho

jul 3, 2019Chamadas, Eventos

O “Domingo com ciência na Quinta” acontece no dia 07 de julho, a partir das 10h, para comemorar o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Além de celebrar as datas, o evento, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e  várias outras instituições do Rio de Janeiro, tem como objetivo chamar a atenção da população e dos governantes para a importância da ciência no dia-a-dia e no desenvolvimento sustentável do País.

Aberto ao público, o evento terá uma feira de ciências com mais de 150 experimentos e exposições de muitas áreas científicas que mostram como a ciência é parte importante do cotidiano de todos. O “Domingo com Ciência na Quinta” terá atividades como rodas de conversa; jogos interativos ilustrando princípios básicos da física, da biologia; brincadeiras sobre as bactérias presentes na chamada microbiota humana; desafios de matemática, química e engenharia para exercitar o pensamento; aulas práticas de produção de sabão e muito mais.

Um destaque do evento é o Piquenique Científico. Nesta prática, crianças e adultos poderão conhecer qualidade da comida que consomem, aprender como evitar o desperdício e como aproveitar os alimentos integralmente, entre outros pontos. Para participar, é preciso trazer canga e alimento. O público também poderá se divertir com apresentações musicais de vários estilos e ritmos. Durante o dia, representantes da comunidade científica falarão ao público sobre a situação dramática da ciência e da educação e como, com apoio da população, será possível reverter essa situação.

Este é o segundo ano que este evento é realizado. Na primeira edição, organizada no dia 08 de julho de 2018 em frente ao Museu Nacional, cerca de 2,6 mil pessoas puderam participar de mais de 130 atividades científicas e culturais das diversas instituições de Ciência, Tecnologia, Educação e Saúde. A expectativa para esse ano é que o número de pessoas aumente.


Fonte: Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Translate »
Skip to content