
Energia elétrica, água, manutenção e limpeza são alguns dos principais gastos da UFF, que juntamente com outras despesas representam cerca de 16 milhões de custos mensais para a universidade, sendo 2,6 milhões por mês só com energia elétrica. Além de representar um alto impacto financeiro para a nossa instituição, o consumo destes bens atinge diretamente o meio ambiente e diferentes recursos naturais.
Por isso, vamos juntos repensar as nossas práticas de consumo na universidade e entender que nós, servidores, terceirizados e estudantes, podemos fazer a diferença para a UFF e para o planeta. Vista a camisa da campanha “Quem se liga, desliga!”, fique por dentro dos principais gastos da universidade em relação ao uso de energia elétrica e veja como é fácil evitar o desperdício. A redução nas despesas com energia pode ser utilizada em prol da própria UFF, na melhoria das nossas estruturas, ambientes de trabalho e salas de aula. Zelar pela natureza e cuidar do nosso patrimônio é responsabilidade de todos nós. Pense nisso!
Confira algumas das nossas dicas e coloque em prática ainda hoje.
– A partir das 18h, o custo com a energia elétrica é 5 vezes maior. Evite gastos desnecessários sobretudo entre 18h e 21h. Lembre-se de apagar as luzes ao sair da sala de aula ou do setor administrativo. Oriente seus colegas de trabalho e de estudo a fazerem o mesmo.
– Agosto é mês de bandeira tarifária vermelha. Por isso, ao longo do dia, mantenha as cortinas e portas abertas. Prefira a luz solar!
– Desligue também o computador no horário de almoço ou a tela do seu monitor. Não deixe os acessórios do computador (impressora, estabilizador, etc) ligados sem necessidade.
– Desligue as lâmpadas de locais que não estejam em uso, como laboratórios, salas de reunião e de aula, copas e auditórios.
– Sempre desligue o computador no final do expediente e opte trabalhar entre o período de 8h e 17h, principalmente, nos setores administrativos.
– Evite o uso do aparelho ar condicionado, principalmente, em dias amenos e frios. Para a ventilação do seu local de trabalho ou de estudo, mantenha as janelas abertas ou opte pelos ventiladores de teto;
– Não tape a saída de ar do aparelho, com cortinas e persianas.
– Existindo dois ou mais elevadores no mesmo Hall, acione apenas um. Se possível, dê preferência para a escada em caso de pequenos deslocamentos (um ou dois andares). Faz bem inclusive para a sua própria saúde
– Não sobrecarregue o elevador e respeite o número máximo de passageiros indicado. Além de ser mais seguro, você poderá evitar danos ou queima do motor.
Fonte: UFF