Divisão de Inovação e Tecnologia Social da UFF participa de eventos em Sergipe e Belo Horizonte

ago 28, 2019Notícias

A equipe da  Divisão de Inovação e Tecnologia Social da Agência de Inovação (AGIR/UFF) participou de debates em agosto de dois importantes eventos para os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o II Encontro de Tecnologia Social, Meio Ambiente e Inovação de Sergipe, em Aracaju, e o VIII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade (ESOCITE), realizado em Belo Horizonte. 

O ESOCITE teve como sede CEFET-MG e aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto. Nossa equipe esteve presente no evento apresentando um pouco do trabalho realizado pelo setor e resultados parciais de um levantamento bibliográfico sobre o termo tecnologia social, bem como seu desdobramento em pesquisas científicas. 

Já entre os dias 19 a 23, a participação foi na Universidade Federal de Sergipe (UFS), sede do II Encontro de Tecnologia Social, Meio Ambiente e Inovação de Sergipe. Na ocasião, nossos pesquisadores ministraram a palestra “A experiência da Agência de Inovação da UFF. Catálogo de Tecnologias Sociais”, no dia 19 de agosto, e o minicurso “Catálogo de Tecnologias Sociais”, no dia 20 de agosto. Além de proporcionar discussões sobre a temática das tecnologias sociais, o evento proporcionou a construção de bases para a criação e consolidação do Núcleo de Tecnologia Social (NTS) da UFS.

“É extremamente importante nossa participação em eventos como esses. Destacar nosso trabalho é muito necessário, mas, antes de tudo, é uma oportunidade de diálogo e troca com outros interlocutores, sobretudo porque estamos falando de tecnologias sociais, uma campo tão multidisciplinar e fundamental para o fortalecimento dos estudos de  CTS”, comenta Lumárya Sousa, pesquisadora assistente da equipe da Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da UFF. 

“Ficamos muito felizes em estreitar nossos laços com o Núcleo de Tecnologia Social da UFS e podermos trocar as mais diversas experiências teóricas e práticas sobre o tema. É impressionante a diversidade de abordagens e perspectivas que encontramos ao longo do evento, o que reforça a polissemia e interdisciplinaridade das tecnologias sociais e suas importantes contribuições para a sociedade”, finaliza Hugo Virgilio, membro da equipe Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da UFF.

Translate »
Skip to content