Enade: 88% dos cursos da UFF receberam conceito “muito bom” ou “ótimo”

out 11, 2019Notícias

Oitenta e oito por cento dos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) receberam conceito 4 (44%), equivalente a “muito bom”, e 5 (44%), equivalente a “ótimo” na avaliação do Enade 2018. As notas são distribuídas numa escala de 1 a 5, sendo 1 o menor e 5 o maior. Em 2015, o resultado apontou dezoito por cento dos cursos com conceito 5; cinquenta por cento dos cursos com conceito 4, o que demonstra a significativa evolução dos resultados obtidos pela UFF nos últimos quatro anos.

Segundo o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, este é um resultado do esforço e trabalho dos próprios estudantes junto a seus professores. “A gestão tem articulado ações e dado uma atenção especial aos indicadores que refletem nossa qualidade à sociedade, como por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), além de conversas com os cursos e reuniões institucionais, todas orientadas para mostrarmos a nossa excelência e quem realmente somos”, ressalta.

No Enade 2018, foram avaliados em todo o país cursos de Bacharelado em Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins, Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas e cursos superiores de tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Dentre os dez melhores do Brasil de cada área estão os cursos de Bacharelado em Turismo (Niterói) e Bacharelado em Administração Pública presencial (Volta Redonda), que foram os terceiros melhores em suas respectivas áreas de avaliação.

A UFF, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) implementa políticas e diretrizes visando o sucesso acadêmico, para que seus cursos de graduação possam prosseguir em processo de permanente avaliação das condições de oferta e melhoria contínua no caminho da excelência. “O resultado Enade demonstra a importância da universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente. O excelente desempenho da UFF nesta e em outras avaliações, contou com a parceria da Prograd e da Comissão Própria de Avaliação da UFF que, de forma articulada, criaram um ambiente de valorização e integração das ações relacionadas aos processos avaliativos da universidade, tanto internos quanto externos, junto à comunidade acadêmica. Termos 88% dos cursos avaliados com conceito muito bom e ótimo demonstra nosso compromisso com o sucesso acadêmico e responsabilidade com a sociedade que nos financia por meio de seus impostos”, afirma a pró-reitora de graduação, Alexandra Anastacio Monteiro Silva.

Os resultados dos cursos de graduação nas avaliações realizadas pelo MEC no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) brindam o esforço da comunidade acadêmica da UFF, uma das maiores universidades do país, na sua missão institucional de promover, de forma integrada, a produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, e a formação de um cidadão imbuído de valores éticos que, com competência técnica, contribua para o desenvolvimento autossustentado do Brasil, com responsabilidade social.

Tecnólogo em Processos Gerenciais: melhor curso do Brasil

Cabe destacar o resultado do curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais, com o melhor conceito Enade contínuo em todo o Brasil na sua área de avaliação. Com grade curricular focada na criação e administração de empresas, o curso tem o objetivo de formar profissionais para gestão empresarial com capacidade empreendedora e ampla visão gerencial e analítica, bem como busca desenvolver a capacidade de aplicação de técnicas gerenciais para a gestão de processos, produtos e serviços.

O coordenador Favio Akioshi e a vice-coordenadora Daniella Munhoz pontuam que os resultados da avaliação se devem ao fato de contarem com professores qualificados que têm participação ativa nas atividades acadêmicas do curso e que se mantêm engajados na motivação dos estudantes no processo de aprendizagem. Além de um quadro excelente de técnicos servidores que busca fornecer o suporte e apoio necessário para as iniciativas realizadas no curso. “O Tecnólogo em Processos Gerenciais teve em sua avaliação atual o resultado do desempenho dos estudantes. A avaliação anterior foi feita ‘in loco’ por avaliadores representantes do MEC. Estas duas avaliações se complementam mostrando que caminhamos na direção certa e que continuamos com a preocupação por inovações no ensino”, destaca Favio.

Fonte: site UFF

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