
Em sua quinta edição, o Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária, realizado pelo Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC), o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária (FCP), amplia o objetivo de intercâmbio entre a academia e o movimento de economia solidária. Esta edição tem como proposta ser um “Momento” de processo continuado de construção coletiva e será realizada nos dias 13 e 14 de novembro de 2019, no Centro de Tecnologia da UFRJ.
O evento é gratuito e contará com sua tradicional feira de economia solidária, uma mostra de tecnologias sociais, oficinas, exposições de arte, rodas de conversas e uma mostra das contribuições das universidades para o desenvolvimento social. No espaço de trocas de saberes do Festival, vamos refletir como devem ser as relações da economia solidária e das tecnologias sociais com o poder legislativo, com outros movimentos sociais, qual o papel dos gestores públicos, como se tornar uma alternativa à economia de mercado, qual o papel das universidades e das organizações não governamentais, como fortalecer os instrumentos de finanças solidárias, entre outros temas.
A Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) é parceira do evento e irá coordenar o espaço de troca de saberes sobre tecnologias sociais no dia 14 de novembro, das 9h30 às 17h. O tema será discutido em mesas temáticas sobre produção de conhecimento e intervenção social, negócios sociais e envolvimento popular, negócios sociais e empoderamento, com a participação de coordenadores de diferentes experiências de tecnologias sociais.
Confira a programação completa do Festival e inscreva-se gratuitamente aqui para participar dos debates.