O projeto “Bacia Escola – Núcleo Comunitário de Sustentabilidade” está na temática “Redes e Políticas Públicas” do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, sendo uma das 14 novas experiências incluídas nesta edição, que conta com um total de 52 experiências catalogadas.
O projeto iniciou-se em 2017 com o apoio da Iniciativa BIG 2050 (INEA & FAO) na Bacia Escola do Retiro, bairro do município de Angra dos Reis, onde a UFF conquistou um novo espaço próprio para a sua instalação, com intensa integração e protagonismo da comunidade local. Desde o início das atividades foram elaborados: um diagnóstico dos desafios ambientais relacionados à água, um plano de ação comunitário, realização de eventos ambientais e efetivação de diversas ações, como a ampliação do programa de coleta de óleo vegetal usado, ampliação e melhoria da coleta de resíduos sólidos, implantação de coleta seletiva, ampliação da capacidade de armazenamento de água, aprovação de um projeto de saneamento de esgoto, formalização da associação de moradores e formação do próprio NCS, que discute constantemente os desafios ambientais da bacia escola e que tem atuado intensamente em outros fóruns públicos relacionados ao meio ambiente do município.
A metodologia baseia-se na pesquisa-ação, um ciclo contínuo de investigação-ação que utiliza técnicas de pesquisa para gerar conhecimentos para melhoramento da prática. Nesta tecnologia busca-se a participação de todos os integrantes envolvidos em prol de desenvolver estratégias e encontrar soluções para os problemas ambientais identificados. Os trabalhos de pesquisa hidrológica vêm sendo feitos a partir de levantamentos de dados primários, com a colaboração de comunitários; e secundários, a partir de fontes de dados oficiais existentes. Os dados hidrológicos têm sido sistematizados e apresentados à população local, de modo a estimular um pensamento crítico sobre a situação ambiental local, como os dados de balneabilidade de praias, que recorrentemente indicam a praia do Retiro como imprópria para banho devido ao lançamento de esgotos.
As ações de educação ambiental em ambiente não-formal têm sido feitas por meio de encontros com a comunidade, aulas públicas e oficinas visando inicialmente diagnosticar os desafios ambientais. No que tange à educação formal (escolar), têm sido realizados aulas passeio com estudantes da educação básica em associação com seus professores para discutir as questões ambientais do Retiro como uma referência para o município de Angra dos Reis, tanto do ponto de vista dos desafios como da construção de soluções. No ensino superior, a própria UFF passou a lançar mão da Bacia Escola do Retiro como local de ensino-aprendizagem aos alunos de graduação, o que também passou recentemente a ser realizado por outras universidades do consórcio CEDERJ, que adotaram a Bacia Escola do Retiro como local de realização de alguns dos seus trabalhos de campo.
A própria consolidação do NCS como um grupo representativo dos diferentes atores locais, abrangendo os moradores, comerciantes, ONGs, parceiros voluntários e o poder público permitiu construir uma estrutura de governança única para as comunidades de Angra dos Reis. Foi realizado todo um trabalho de mapeamento destes atores estratégicos, convite aos mesmos para comporem o NCS e desde o segundo semestre de 2018 este coletivo tem se reunido sistematicamente para discutir e encaminhar as questões ambientais da bacia escola. Cabe destacar que, neste caso, todo este trabalho vem sendo feito em estreita sintonia com a associação de moradores do bairro, que foi recentemente formalizada e tem percebido o NCS como um parceiro na sua atuação.