
A experiência “Mídias na Escola” está na temática “Metodologias e ferramentas didáticas inovadoras” do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, sendo uma das 14 novas experiências incluídas nesta edição, que conta com um total de 52 experiências catalogadas. É uma experiência que tem como objetivo realizar semanalmente oficinas de educação midiática dentro de espaços escolares de instituições de ensino público no município de Niterói. Em 2019, o projeto tem atuado em sua primeira ação, o “Ayrton em Cena”, na Escola Municipal Ayrton Senna, localizada no Morro do Estado, com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, realizando atividades curriculares e extracurriculares que buscam desenvolver o potencial criativo das crianças, fornecendo instrumentos para que sejam não apenas receptores de conteúdos midiáticos audiovisuais, mas também produtores dele.
Os materiais usados no projeto são de baixo custo e estão presentes no cotidiano escolar, como os próprios materiais pedagógicos e o uso de celulares. Assim, com poucos recursos são trabalhadas diferentes habilidades midiáticas dentro do espaço escolar, proporcionando o letramento midiático dos alunos, desenvolvendo a habilidade de assimilar, criticar, consumir com consciência e produzir conteúdos de mídias para diferentes suportes de comunicação. A ideia é possibilitar uma relação mais produtiva entre os alunos e as mídias e as tecnologias, oferecendo aos alunos um espaço de voz perante a sociedade, enquanto participam de atividades criativas e lúdicas, buscando privilegiar momentos de protagonismo dos alunos e contribuindo para uma maior consciência de si e formação de sua identidade.
O projeto é uma iniciativa da aluna de Doutorado em Comunicação, Lumárya Sousa, desenvolvido a partir da sua dissertação de mestrado, que ganhou continuidade a partir da parceria com alunos de graduação dos cursos de Estudos de Mídia, licenciatura em Cinema e Antropologia. O Mídias na Escola é desenvolvido anualmente em uma unidade escolar diferente e conta com ações contínuas, aliando as possibilidades das mídias para a educação em consonância com as necessidades e os contextos dos sujeitos implicados nas ações de cada escola. Dessa forma, a proposta do Mídias na Escola pode ser replicada posteriormente em outras unidades escolares, sempre priorizando escolas localizadas em espaços considerados vulneráveis, por serem estas consideradas invisíveis diante do argumento do difícil acesso e de diversos estereótipos calcados no discurso da violência, da insegurança e da criminalidade.
As oficinas do Mídias na Escola têm utilizado metodologias participativas, dialogando com áreas das ciências humanas e sociais, promovendo debates, reflexões, rodas de conversas, associadas à atividades como fotografia, filmes, animação, produção de narrativas, videoclipes, e muitas outras que podem ser adaptadas de acordo com os interesses de cada local onde se realiza.