Tecnologias Socioagroecológicas: Construindo territórios saudáveis com educação do campo

dez 4, 2019Notícias, Tecnologia Social

O projeto “Tecnologias Socioagroecológicas: construindo territórios saudáveis com educação do campo” está na temática “Novas propostas teórico metodológicas para formação de recursos humanos e intervenção social”  do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, sendo uma das 14 novas experiências incluídas nesta edição, que conta com um total de 52 experiências catalogadas. 

A experiência tem por objetivo o estudo sistematizado, o desenvolvimento de projetos, protótipos e experimentos nas áreas de agroecologia e permacultura a partir do desenvolvimento de estratégias de educação popular e educação em agroecologia. O projeto se desenvolve a partir da resignificação teórico-prática de um terreno que faz parte do Campus do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), localizado em Santo Antônio de Pádua, RJ. O local era inicialmente utilizado para alocação de resíduos do extrativismo de pedras ornamentais e, eventualmente, por outros tipos de resíduos. Nele, o projeto propõe uma intervenção territorial sustentável a partir de práticas ancoradas nos fundamentos da ciência agroecológica e da permacultura construídas no âmbito do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Território, Ambiente e Agroecologia – NUTAGRO/INFES/UFF, criando assim, o Laboratório Vivo “Território de Experiências Interdisciplinares Agroecológicas – TEIA”.

As ações estão concentradas no plantio de vegetação de ‘adubação verde’ e na construção de uma ‘casa de vegetação’ para a produção de mudas e o desenvolvimento de ações de extensão em agroecologia, efetivadas a partir da prática de oficinas de aprendizagem.A ação inclui atividades de planejamento, plantio e monitoramento de práticas agroflorestais com o cultivo de hortaliças e vegetais, o reflorestamento do local com espécies nativas da mata atlântica a partir do sistema de mutirões, ações de bioconstrução e práticas permaculturais.

Todas as oficinas estão estruturadas a partir de mutirões e de um conjunto de metodologias participativas, de modo a consolidar o saber-fazer em bases pedagógicas no processo de formação do educador do campo e dos licenciandos das diversas disciplinas que compõe os cursos ofertados no INFES/UFF. Toma-se como foco metodológico o diagnóstico rápido e participativo de agroecossistemas, os métodos de intervenção-experimentação e a sistematização de experiências em agroecologia através de práticas de fomento ao desenvolvimento rural sustentável e comunitário. 

De modo geral, busca-se desenvolver tecnologias populares de baixo custo e mínimo impacto ambiental que possam fortalecer e acelerar os processos de desenvolvimento rural e urbano sustentáveis com foco nas práticas das unidades familiares, estimulando a autonomia comunitária em suas ações na relação com seu meio.Acredita-se que as atividades vinculadas às práticas agroecológicas possam contribuir para a superação do modelo de relação homem-meio baseado no consumo desenfreado, em prol de uma abordagem mais integrada e harmoniosa. Essa abordagem pode propiciar significativos avanços nos processos de interação com ambientes naturais bem como nas próprias unidades habitacionais a partir dos referenciais da bioconstrução. Este projeto possui potencial de reaplicação tanto em áreas urbanas degradadas como em localidades rurais, nos auxiliando a pensar estratégias para a ampliação de práticas de consumo consciente de baixo impacto, do tratamento de resíduos, dos sistemas de tratamento e reaproveitamento das águas, do cultivo de alimentos em quintais, do reflorestamento e enriquecimento da biodiversidade de agroecossistemas levando em consideração os conhecimentos populares e saberes tradicionais

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