
Na dica de leitura acadêmica da semana, trazemos o livro “Informação e Desenvolvimento: conhecimento, inovação e apropriação social”, publicado em 2007, resulta de discussões de um evento internacional promovido pelo Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc), iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A linha editorial é parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O livro reúne abordagens de diversos campos do conhecimento, como ciência da informação, sociologia, filosofia, geografia, economia e antropologia, através de pesquisas empíricas e teóricas realizadas no Brasil e no exterior, especialmente na América Latina, a respeito da chamada “Era do Conhecimento e da Informação”. A interdisciplinaridade é fundamental para o debate e para a construção do conhecimento, permitindo observar aspectos diferentes e complexos sobre a temática.
A organização é feita em três partes. É estabelecida a base conceitual para a discussão sobre a apropriação social das tecnologias da informação e comunicação, considerando os conceitos e diferentes conjunturas sociais, indo de contextos familiares à estratégias nacionais. Na segunda parte, relaciona informação, conhecimento e inovação, a partir de dimensões econômicas, metodológicas, epistêmicas, territoriais e geopolíticas. Por fim, analisa as características atuais e as novas dinâmicas do mundo do trabalho intelectual e informacional, sob a ótica da informação como mercadoria do capital.
Para saber mais, acesse o livro na íntegra aqui.