Missão Urbana – Jogo de tabuleiro leva diversão de forma educativa às crianças

abr 20, 2020Notícias, Tecnologia Social

Crianças com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem passar por muitas dificuldades, relacionadas ao desenvolvimento dos seus sistemas cognitivos, motores e do próprio convívio social. Uma das formas de auxiliar a essas crianças é utilizando jogos, através de diversão e interação. O problema é que muitos jogos não são desenvolvidos levando em conta essas dificuldades. Pensando nisso, surge o jogo Missão Urbana.

O jogo é criado por Gabriel Teixeira, Gabriel Respeita, Victor Duarte e Victória Bragança, alunos da graduação de Desenho Industrial, do campus da UFF de Niterói, orientados pelo prof. Dr. Giuseppe Amado e prof. Dr. João Marcos Bittencourt, ambos do Departamento de Desenho Técnico, da Escola de Engenharia da UFF. Com visitas realizadas à Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) de Niterói, no setor de Neuropsicopedagogia, e conversas com os terapeutas do local, os alunos entenderam que os jogos existentes não levavam em consideração essas dificuldades das crianças, e criaram o jogo Missão Urbana, pensando nessas lacunas que poderiam alcançar através da inclusão social alinhada à diversão.

A importância de criar um jogo de tabuleiro a partir da demanda dos outros, que nesse caso eram as crianças com Síndrome de Down e TEA, se mostra através dos resultados que eles conseguiram alcançar no tempo em que aplicaram o jogo, junto com as terapeutas da AFR, com as crianças atendidas pelo local. Foi possível observar o engajamento e a motivação das crianças ao brincarem, proporcionado aprendizado, independência e lazer ao mesmo tempo.

O tabuleiro do jogo é feito em duas peças, com papel e polietileno, pensando em jogos tradicionais, que se rasgam devido ao desgaste e ao material utilizado. Utiliza cores vivas, peças que imitam veículos, como carro, ônibus e bicicleta, que são os personagens do jogo. As crianças são incentivadas a percorrerem o caminho do tabuleiro, após sortearem um número jogando o dado, praticando ações descritas em suas cartas de comando, como “agir”, “desenhar”, “escrever” e “desafio”. A motivação vem das missões concluídas e das conquistas recebidas através de medalhas, que simbolizam bondade, agilidade, coragem e raciocínio.

Sendo confeccionado com materiais de baixo custo, com boa durabilidade, possibilidade de ser reaplicável em outros contextos e locais, o “Missão Urbana” leva autonomia para as crianças, que através de um jogo divertido, lúdico, interativo e de fácil manuseio, podem ter um auxílio ao seu desenvolvimento cognitivo e motor, sem deixar a diversão de lado.A experiência de tecnologia social “Missão Urbana” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.

Translate »
Skip to content