Brincando de ensinar: Educação ambiental através do tangram

maio 4, 2020Chamadas

A educação ambiental no currículo escolar é assegurada por lei, levando em consideração a importância de conhecer o meio ambiente para entender como podemos contribuir para um melhor cuidado e preservação. Um dos problemas é que às vezes a lei não é aplicada e essa educação acaba sendo deixada de lado, e quando aplicada, acaba sendo de uma forma não tão atrativa aos alunos. Pensando nisso, é criado o jogo 7Sete.

O jogo é construído no modelo de um tangram, que é um quebra-cabeças chinês de 7 peças geométricas. Esse modelo normalmente é apresentado às crianças em aulas de matemática. Com isso, a sua criadora, Yasmin da Silva, aluna da graduação de Desenho Industrial da UFF, acompanhou crianças de 9 a 11, alunas do 5º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFF, criando essa metodologia levando em conta o design participativo e interativo.

A ideia era entender de que forma os alunos gostariam de ter uma aula de educação ambiental, a partir da compreensão do conhecimento prévio deles sobre a temática. Foram testadas desde formas mais dinâmicas até aulas tradicionais, chegando ao formato do 7Sete, que reúne o que as crianças já conheciam da metodologia do tangram (formas e símbolos) a uma maneira divertida e lúdica de ensinar a educação ambiental. Nesse contexto, os alunos são incentivados a desenhar figuras e formas, para depois construírem narrativas sobre essas peças que criaram, utilizando apenas folhas de papel A4. A escolha pelo papel foi pensada levando em consideração o baixo custo e a reaplicabilidade, pois pode ser impresso na hora e em qualquer lugar, seguindo os modelos propostos.

Construído de forma conjunta com o público-alvo, a ideia do jogo 7Sete é promover uma educação ambiental de forma inovadora, levando autonomia às crianças, que tem voz para dizer de que forma elas querem aprender, estimulando a produção de questionamentos e ideias com embasamento crítico, através de uma jogo divertido e atraente, que pode ser reaplicado em outras disciplinas e outros contextos.

A experiência de tecnologia social “7Sete – Facilitador de aprendizado para educação ambiental” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.

Translate »
Skip to content