Eu, tu, NOSSO Ambiente: educação ambiental através do cuidado tridimensional

jun 1, 2020Notícias

A educação ambiental faz parte do currículo escolar e é uma pauta importante a ser ensinada à crianças e adolescentes, para que cresçam entendendo o meio ambiente que vivem, aprendam a cuidar dele da melhor forma, e entendam que são parte do todo. Através da premissa do cuidado tridimensional, surge o “Eu, tu, NOSSO Ambiente: Para um reencantamento de mundo com estudantes de uma comunidade pesqueira”.

A experiência de tecnologia social, é coordenada por Crystiane Ribas, doutoranda do Programa Acadêmico em Ciência do Cuidado em Saúde – PACCS, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, sendo orientada pela professora drª Vera Maria Saboia. A realização do projeto parte de sua trajetória acadêmica e de vida, na qual começou a ter interesse pela temática olhando para o ambiente que era sua moradia.

A partir disso, Crystiane começou a estudar a qualidade da água de seis rios de São Gonçalo, percebendo a grande e marcante degradação ambiental dos locais de trabalho e moradia da comunidade pesqueira do bairro Gradim, e que afeta a saúde e as condições de trabalho dos nativos. A partir desse conhecimento, começa a pensar como os estudantes da localidade entendiam o meio ambiente que viviam, realizando práticas educativas na escola, com alunos do ensino fundamental. 

O cuidado consigo, o cuidado com o outro e o cuidado com o ambiente formam a percepção do cuidado tridimensional, que busca demonstrar a importância dessas três fases para compreender o meio ambiente como algo intrínseco a vida em sociedade. Os estudantes desenham o que compreendem como meio ambiente e isso faz com que a experiência seja atrelada à realidade e de como é compreendido o ambiente a partir da perspectiva daqueles que estão vivendo nele, de dentro pra fora.

As visitas na comunidade e as entrevistas com os moradores reforça a importância da valorização do saber local e de como levar essa demanda do cuidado com o meio ambiente, considerando os aspectos locais, é importante para o potencial transformador dos estudantes e de todas as pessoas, de forma geral, para que compreendam que cuidar do meio ambiente é também cuidar de si.

A experiência de tecnologia social “Eu, tu, NOSSO Ambiente: Para um reencantamento de mundo com estudantes de uma comunidade pesqueira” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.

Translate »
Skip to content