Desde março temos vivido de uma forma diferente, como essa geração ainda não havia experimentado. Fomos obrigados a nos isolar e a ficar em casa, para o bem da saúde pública e da sociedade, que vive agora em um novo mundo, devido à pandemia do coronavírus. Muitas notícias e conversas se voltam quase que exclusivamente para o tema, mas não podemos esquecer que há outras coisas que continuam a acontecer no mundo. As “Pílulas de Humanidades” servem muito bem a esse propósito.
A partir da ação do Departamento de Educação e Humanidades (DEH) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), é criada a seção “Pílulas da Humanidade” em seu site. Se usamos pílulas, em forma de remédios, para tratar de sintomas e curar doenças, por quê não usar também para auxiliar a nossa saúde mental?
Desde abril, o departamento vem “receitando” suas pílulas à humanidade, que já somam 34. Através delas, oferecem dicas de livros, programas de humor, podcasts, filmes, quadrinhos, perfis do Facebook, até mesmo curso de grego, com uma linguagem fácil, acessível e muito bem humorada, construída pelos professores e professoras do departamento, que dão as dicas.
Observando as dicas é realmente possível desligar-se um pouco da enxurrada de informações somente sobre o coronavírus e se ligar a tudo que a humanidade pode nos oferecer. Além das pílulas, é possível encontrar muito conhecimento sendo produzido na academia, o que demonstra a importância de se valorizar a universidade pública e a ciência, especialmente em tempos atípicos como os atuais.
Para acessar a todo o conteúdo da UFCSPA, é só entrar no site da universidade, e chegar à Central de Informações Coronavírus, ou seguir direto por aqui.
Fonte: Portal da UFCSPA