
Unindo a universidade à comunidade do bairro do Retiro, em Angra dos Reis, a experiência de tecnologia social “Bacia Escola – Núcleo Comunitário de Sustentabilidade” tem como objetivo a realização de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e gestão participativa no sistema hidrográfico local.
Com coordenação do professor Dr. Anderson Sato, do departamento de Geografia e Políticas Públicas, do Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF), o projeto começou pela realização de estudos sobre a água ofertada no local e o saneamento da comunidade. A partir disso, coletaram dados que a própria Administração Pública ainda não tinha.
A participação da comunidade com os trabalhos feitos era primordial, para que pudessem levantar as suas demandas e vivências. Com o projeto, até mesmo a associação de moradores teve um fortalecimento e caminho para a sua regularização, o que facilita no momento de requerer melhores auxílios das instituições públicas.
São realizadas reuniões com os moradores, momento no qual são levantadas as questões do bairro e que pode ser feita a conscientização dos moradores, a respeito de questões de sustentabilidade, e em contrapartida, os moradores são guiados em aulas-passeio dentro da universidade, para que a troca seja mútua.
O modelo criado pela “Bacia Escola” pode ser replicável em outros contextos, para que se conheça melhor as bacias hidrográficas de cada lugar e para que possam ser considerados outros fatores, específicos de cada local. Entender o conhecimento científico levado pela universidade dentro do local do objeto de estudo, o bairro do Retiro, é tão importante quanto a valorização do saber local, da população que vive na comunidade e entende, nas práticas, as suas demandas.
A experiência de tecnologia social “Bacia Escola – Núcleo Comunitário de Sustentabilidade” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.