Reflexões sobre o sistema de educação brasileiro em tempos de coronavírus

jun 16, 2020Notícias

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), se uniram em parceria para criar a Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade, um projeto científico e multidisciplinar que visa informar as autoridades e a população em geral sobre o covid-19.

Como uma das diversas iniciativas tomadas pela rede, foi elaborado um documento que levanta dados e informações sobre os efeitos da pandemia na educação brasileira, convidando aos leitores que reflitam sobre essa nova situação vivida por todos.

A educação, em todo mundo, foi um dos primeiros setores afetados no início da pandemia do coronavírus, com aulas sendo canceladas e posteriormente transferidas para a modalidade online, de ensino à distância, principalmente em escolares particulares. Essa questão pode ser um dos indicadores de alargamento de desigualdades no ensino, com escolas públicas ficando para trás, pensando no contexto brasileiro.

O material foi preparado por Osvaldo Barreto, professor aposentado da UFBA, Marcio Natividade, professor adjunto da UFBA, Jane Guimarães, professora adjunta da UFSB, e Erika Aragão, professora adjunta da UFBA, com colaboração do Grupo de Impactos Sociais e Distributivos Rede CoVida, com coordenação da professora Dra. Erika Aragão.

Para ler o texto na íntegra, é preciso acessar o portal da Rede CoVida e baixar o documento, que está em formato pdf. 

E lembre-se: se puder, fique em casa, e ajude a salvar vidas!

Fonte: Portal da Rede CoVida

Translate »
Skip to content