
Crianças e adolescentes muitas vezes são vistos apenas como receptores de mensagens, como se não pudessem também ser os produtores e donos de suas próprias ideias. Pensando nisso, surge o Mídias na Escola, que através da metodologia de pesquisa-ação oferece espaço para que crianças de escolas públicas, localizadas em zonas de risco, aprendam sobre educação midiática de forma inovadora.
Coordenado pela doutoranda Lumárya Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF, no campus de Niterói, o projeto “Mídias na Escola” conta com equipe multidisciplinar, trazendo olhares da Antropologia, Cinema e Estudos de Mídia, através de oficinas de massinha, animação, autorretrato, criação de roteiro e filme, rodas de conversa, entre outros, para construir o poder da imagem e criatividade na criança e no adolescente.
É levado em consideração o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, sendo levantado o tema do audiovisual e a ideia de trabalhar a câmera como um super poder, utilizando materiais didáticos da escola e ferramentas que estejam à mão, como o celular dos próprios professores ou dos alunos, mostrando que os alunos também podem ser o “pessoal da mídia”.
A escolha por escolas da rede pública, localizadas em zonas de risco, se dá por quase sempre esses territórios serem invisíveis aos olhos de outros projetos ou ações. As crianças e adolescentes vivem uma realidade diferente, tendo contato com a violência e a criminalidade desde muito cedo, e a existência de projetos de fomento à educação e ao desenvolvimento cultural pode ser um grande divisor de águas no futuro.
Incentivando o pensamento crítico, a autonomia, a descontração no aprendizado e a demonstração de que é possível ensinar sobre cinema e mídia com poucos recursos, o projeto “Mídias na Escola” une o conhecimento acadêmico ao conhecimento local, dos professores e alunos, e mostra a importância do incentivo à educação transformadora de crianças e adolescentes.
Você pode acompanhar o trabalho do projeto seguindo-os no facebook ou no instagram. A experiência de tecnologia social “Mídias na Escola” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui