
A dica de leitura da semana traz um artigo, no formato de reportagem, escrito por Coryntho Baldez, do setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Por meio de entrevistas a especialistas da área de educação, análise de dados e reflexão sobre o período de pandemia que é experienciado, o autor levanta as problemáticas de se transformar a educação brasileira em uma educação à distância como regra, tendo em vista o seu uso atual, que até então devia funcionar como exceção.
É inegável os avanços alcançados pela tecnologia e popularização da internet, porém, não é possível mensurar a abrangência dessas inovações a todos os patamares sociais e econômicos da população brasileira, e reside nessa questão um dos impasses à implementação de uma educação à distância, que pode agravar as desigualdades que já existem.
Na sala de aula, há a criação do vínculo aluno-professor, que pode sofrer alterações quando a aula se transforma em uma live ou em um vídeo. Os professores têm se reinventado a partir das demandas que recebem: capacitação para dar aulas online, para configurar aparelhos, entre muitos outros detalhes que precisam ser ajustados.
O ensino à distância não é algo novo, mas a virada de chave para a sua implementação às pressas na maior parte das instituições sim. Essas e outras questões levantadas no artigo são importantes para o debate atual sobre a educação brasileira. Para ter acesso ao artigo completo, basta clicar aqui.
Fonte: Portal da UFRJ