
Tendo em vista as limitações impostas pela Lei nº 9.612/1998 (Lei de Radiodifusão Comunitária), que proíbe a veiculação promocional nas rádios comunitárias com outorga, a experiência de tecnologia social “Sustentação da radiodifusão comunitária através do uso integrado de mídias na publicidade pública” surge com a proposição de uma metodologia de diversificação de conteúdo publicitário.
Sob a coordenação do professor doutor Adilson Vaz Cabral Filho, do Departamento de Comunicação (GCO), no Instituto de Artes e Comunicação (IACS), da UFF de Niterói, o projeto visa o incentivo e a criação de novas formas de sustentação financeira para rádios e televisões comunitárias, pois como versa a lei, essas organizações são proibidas de veicular propagandas comerciais, devido à sua tributação diferenciada e à sua razão de existir, que se volta ao desenvolvimento local da comunidade.
Com a metodologia, é proposto o deslocamento do conteúdo publicitário para a internet, além de oferecer formas de criação de mídias no exterior, como em ruas e pontos de venda, através de patrocínios que venham do comércio local e de empresas com atuação na localidade das rádios comunitárias.
O projeto se iniciou na Rádio Bicuda FM, criada em 1996, com o objetivo de dar visibilidade à causas ambientalistas da Serra da Misericórdia, localizada em Vila Kosmos, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Tendo suas atividades brevemente pausadas em 2017, retornou em 2018 com o objetivo de continuar promovendo a educação ambiental, a democratização da comunicação e das expressões culturais da zona norte.
Em 2019, com a reinauguração da rádio Ocupassom, a experiência de tecnologia social produziu um material audiovisual multiplataforma, o NossaMídia, como um programa de fomento às emissoras comunitárias, com depoimentos, áudios e vídeos da programação das emissoras e contextualização dos locais de atuação.
Sendo as rádios comunitárias instrumentos para o desenvolvimento local e de incentivo ao comércio da comunidade, aos aparelhos culturais e à democratização da comunicação, a experiência, através da aplicação da metodologia, pode servir como instrumento de incentivo à outras rádios, podendo ser reaplicada em diferentes contextos.
A experiência de tecnologia social “Sustentação da radiodifusão comunitária através do uso integrado de mídias na publicidade pública” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.