Grupo de Pesquisa da UFF realiza estudo sobre operações policiais em favelas do Rio de Janeiro

ago 10, 2020Notícias

O Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a plataforma Fogo Cruzado, publica relatório de sistematização e análise de dados, referentes à histórico de ocorrências policiais e operações em favelas do Rio de Janeiro.

Tendo em vista a proibição da realização de operações em favelas durante o período de pandemia, que começou em 05 de julho de 2020, através de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), as duas instituições uniram seus esforços para analisar dados relacionadas à Segurança Pública do Estado, num apanhado histórico de 2007 a 2020.

Foram levantadas as ocorrências policiais registradas no Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), dados levantados e produzidos pelo próprio GENI e dados sobre tiroteios coletados pelo datalab Fogo Cruzado – RJ. Com esse levantamento, foi possível observar períodos similares, ou seja, número de ocorrências policiais produzidos no mesmo período em anos diferentes, além da observação de 31 dias, a partir da data que a proibição da realização de operações em favelas entrou em vigor, por meio da ADPF 635 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental).

O objetivo das instituições eram observar os resultados produzidos pela não-realização de operações policiais, relacionado ao aumento ou declínio da criminalidade e também aumento ou declínio de taxas de homicídio.

Para ter acesso aos resultados completos, além das análises realizadas pelos pesquisadores, basta clicar aqui.

Fonte:Instagram da UFF

Translate »
Skip to content