
O MACquinho é uma extensão do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, que funciona como uma plataforma urbana digital, com atividades culturais e educativas para a comunidade do Morro do Palácio e arredores. Um dos projetos existentes é a experiência de tecnologia social “Design Participativo”, que visa o trabalho conjunto dos estudantes e professores da UFF com a comunidade.
Coordenada pelo professor doutor João Lutz, do Departamento de Desenho Técnico, na Escola de Engenharia da UFF, campus de Niterói, o projeto mobiliza os moradores da comunidade do entorno, envolvendo arte, design, cultura e sustentabilidade, a partir do projeto de Iniciação Científica (PIBIC 2017/2018) “Co-design de Sistema de Produtos e Serviços para a Gestão Participativa da Horta Comunitária do MACquinho”.
A ideia é a realização de oficinas de papel artesanal e outros produtos de fabricação artesanal, integrando a cultura local e popular à tradição moderna do design. O intuito é instruir às pessoas a criarem materiais a partir desses papeis artesanais, que possam servir como uma atividade econômica para a comunidade, se transformando em uma fonte de renda.
A união dos estudantes da UFF e os moradores do Morro do Palácio também pode ser vista como um dos fatores de importância dessa experiência, demonstrando a função social da universidade com a sociedade, de ser um serviço que ultrapasse os seus muros, ensinando um conhecimento técnico-científico e também aprendendo sobre uma realidade local, possibilitando a transformação social de uma comunidade.
A experiência de tecnologia social “Tecnologias Sociais no MACquinho: Design Participativo” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.