
Na primeira temporada, o podcast Mundaréu contou as trajetórias de pesquisas de sua equipe. Divididos em oito episódios, os pesquisadores falaram sobre as dificuldades de fazer pesquisa de campo, os cuidados éticos e estratégias de metodologia necessárias, falando sobre temas relacionados à saúde, sexualidade, gênero, espiritualidade, vida no campo, comunidades indígenas, violência em comunidades, além de muitos outros.
Fruto de parceria entre o Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LABJOR), da Unicamp, e o Departamento de Antropologia, da Universidade de Brasília (UnB), em sua nova série, “Mundo na sala de aula”, o podcast Mundaréu trata sobre os dilemas e as descobertas vividas por estudantes da equipe durante a graduação de Antropologia e Sociologia, trazendo experiências de sala de aula, trabalho de campo e iniciação científica.
A série conta com episódios semanais de 20 minutos, nos quais os alunos falam sobre suas pesquisas, as dificuldades para chegarem ao recorte do tema e à escolha do orientador, cuidados éticos, amizades feitas no percurso, dificuldades na escrita e na publicação de artigos, além dos projetos de iniciação científica, desenvolvimento e extensão universitária.
O primeiro episódio está no ar, com o título “A minha casa é muito engraçada, tem antropólogos e é ocupada”. Nesse episódio, o estudante de antropologia Hugo Virgílio, que também é Pesquisador Assistente da Coordenação de Inovação e Tecnologia Social, traz relatos sobre sua experiência como estudante e pesquisador, além da sua entrada na graduação em Antropologia.
O episódio completo está disponível e já pode ser acompanhado através do site próprio do podcast Mundaréu, e também nas plataformas Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts. É uma oportunidade imperdível para estudantes de graduação que desejam conhecer o mundo da Antropologia!
Fonte: Mundaréu