Tecnologia Social da Memória: regro de história de comunidades, movimentos sociais e instituições

ago 24, 2020Chamadas

A Fundação Banco do Brasil foi fundada em 1985. Desde então, seu trabalho se pauta na promoção da cidadania e da inclusão social nas comunidades brasileiras, através de projetos e programas que se ligam às áreas da educação, saúde, geração de renda e replicação de tecnologias sociais.

Em 2004, esforços começaram a ser reunidos para que pudesse ser modelada uma tecnologia social da memória, baseada em técnicas de história oral, valorização da cultura e respeito às histórias e experiências das pessoas, de forma a servir como ferramenta de registro da vida e narrativas pessoais.

Unindo esse trabalho ao projeto do Instituto Museu da Pessoa.Net, foi possível dar um passo à frente no desenvolvimento da tecnologia social, sendo praticada, sistematizada e testada pela equipe da Fundação Banco do Brasil, que, por fim, organizou essa estrutura em formato de guia, de forma a servir como fonte de consulta e implementação, propondo a replicabilidade dessa tecnologia social.

Assim nasce o livro “Tecnologia Social da Memória: registro de história de comunidades, movimentos sociais e instituições”, que busca compilar e entregar a grupos, organizações e comunidades os mecanismos para que se apropriem de suas histórias, protejam e disponibilizem suas memórias.

O livro é um guia importante e mostra os itens, as etapas e as diretrizes essenciais que precisam existir em um projeto de memória. É um importante instrumento para que as comunidades conheçam as suas histórias e passem para as gerações que virão. Para conhecer mais sobre a publicação, basta acessá-la de forma gratuita no acervo do Museu da Pessoa.

Fonte:Acervo do Museu da Pessoa

Translate »
Skip to content