A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realiza no dia 25 de agosto, terça-feira, às 16 horas, a 21ª edição do webinário “Conhecer para Entender: O mundo a partir do coronavírus”, que tem sido realizado e transmitido desde o início da pandemia no Brasil.
Sempre voltado à temática da ciência, nessa edição será debatida a medicina de precisão. Essa medicina é personalizada e especializada, pois além de trabalhar com dados convencionais dos pacientes, também utiliza os perfis genéticos dos indivíduos. Sendo uma área diferenciada da medicina, ainda há muitos desafios e descobertas a serem feitas para a sua devida implementação no Brasil.
Pensando nesses questionamentos e em outras curiosidades, a Academia Brasileira de Ciências convida os médicos Sergio Pena, Guilherme Kurtz e Iscia Cendes para o painel. O primeiro, Sergio Pena, é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criador do Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina, e trabalha com genética humana, especialmente em diversidade genômica e evolução humana. O segundo, Guilherme Kurtz, é pesquisador sênior do Instituto Nacional de Câncer (INCA), coordenador da Rede Nacional de Farmacogenética, sendo pioneiro nos estudos da área na população brasileira. A última, Iscia Cendes, é professora titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), chefe do Laboratório de Genética Molecular, na Faculdade de Ciências Médicas, e é pesquisadora do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia.
O webinário será moderado pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich, e pelo acadêmico Marcello Barcinski, que conduzirão os palestrantes a desenvolverem seus temas relacionados aos estudos genômicos no Brasil e os desafios e oportunidades da implementação da farmacogenética na prática clínica do país.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui ou diretamente pelo Facebook da Academia Brasileira de Ciências. No site da ABC, é possível conferir todas as informações do webinário, e também assistir às transmissões anteriores, que ficam disponibilizadas.
Fonte: Portal da ABC