
O projeto “Ciência Sob Tendas” é uma experiência de tecnologia social desenvolvida desde 2013, que atua trazendo atividades interdisciplinares inovadoras com foco no público infanto-juvenil, sob o objetivo de promover a ciência de forma interativa, lúdica e inovadora para a sociedade. O projeto agrega diferentes disciplinas ao tema central das Ciências Naturais, de forma a promover o ensino de Biologia, Química e Física, junto aos aspectos sociais da inclusão e das artes.
Com a coordenação da Professora Doutora Lucianne Fragel Madeira, do Departamento de Neurobiologia, no Instituto de Biologia do campus da UFF de Niterói, a experiência do Ciência Sob Tendas conta com equipes de professores, mediadores sêniores e mediadores “por um dia”. Estes últimos, auxiliam nas oficinas e atividades realizadas em mostras e eventos, e podem ser alunos de qualquer graduação, sendo mais uma forma de aumentar a troca de diferentes experiências.
A experiência possui mais de 20 atividades em seu acervo, que são separadas na áreas de Natureza (meio ambiente, poluição, reciclagem, gravidade, eletricidade, etc.), Tecnologia (realidade aumentada, realidade virtual, concentração, impressão 3D, etc.), Saúde (anatomia, microscopia, alimentação, e outras) e Humanidades (libras, braile, teatro de fantoches, entre outras).
A partir do slogan “Não fazemos nada sozinhos”, a experiência demonstra a importância das parcerias para que o projeto aconteça, que vêm de diversas instituições de ensino públicas, como UFRJ, UFF, IFRJ, bem como de seus museus. A ideia é reduzir o problema da educação científica, através de atividades que instiguem a curiosidade das crianças e adolescentes, promovendo a popularização da ciência e a construção de uma sociedade reflexiva e consciente.A experiência de tecnologia social “Produção de material de divulgação científica inovador – Experiência do Ciências Sob Tendas” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.