A paleoparasitologia é a ciência que estuda os microorganismos advindos da recuperação de fósseis, como múmias, ossos e dentes. É uma forma de contar a história dos nossos ancestrais e a nossa própria história evolutiva de vida na Terra, a partir da microbiologia. Parece ser uma tema difícil, com palavras compridas e complicadas, mas é de suma importância despertar esse interesse nas crianças, para que o Brasil continue a formar profissionais que nos contem a nossa própria história.
Com isso em mente, a professora Daniela Leles e a doutoranda Fernanda Guimarães, por meio do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA), lançam em 2020 a publicação “Paleoparasitologia na educação básica”, voltada para o público infantil, com o intuito de estimular a curiosidade pela ciência.
A ideia para o livro surge em 2017, a partir dos trabalhos realizados no projeto de extensão “Paleoparasitologia para todos”, com histórias ilustradas, atividades para a educação infantil e oficinas para ensino fundamental e médio, realizadas nas escolas de Niterói.
A proposta do livro é levar à Educação Básica os produtos e resultados das instituições de pesquisa e das universidades do Brasil e do mundo, o destrinchamento de um tema pouco estudado no nosso país, e a ideia de despertar potenciais de vocação, desde a educação infantil, através da própria história sobre o tema da Paleoparasitologia, as formas de estudo, as descobertas feitas sobre a história da humanidade, a importância da área e, por fim, a sugestão de atividades em cada capítulo, que possam ser desenvolvidas com diferentes faixas de idade.
O livro pode ser lido na íntegra e de forma gratuita clicando aqui. Você pode também ter acesso ao trabalho que o grupo desempenha através dos canais: Blog, Youtube e Instagram. Além disso, divulgue o livro e ajude a Paleoparasitologia na conquista por novos cientistas e na continuidade da pesquisa acadêmica de qualidade.
Fonte: Portal da UFF