A Academia Brasileira de Ciências (ABC) tem realizado desde o início da pandemia a série de webinários “Conhecer para Entender: O mundo a partir do coronavírus”. Sempre voltado à temática da ciência, na edição passada, foram debatidos os desafios da educação básica brasileira, tema importante para a sociedade.
A área da educação já possui problemas conhecidos em relação ao aprendizado escolar e à desigualdade educacional, que ficaram agravados devido à pandemia, que acentuou ainda mais o abismo entre a educação pública e privada no país. A qualidade ainda é prejudicada, especialmente com a falta de recursos. Pensando nessas problemáticas, o webinário incentivou que palestrantes e a sociedade pudessem pensar e discutir sobre as maneiras de enfrentar os desafios da busca por uma educação de qualidade para todos.
A edição contou com Priscila Cruz, Mozart Ramos e Daniel Cara. A primeira, Priscila Cruz, é mestre em Administração, presidente-executiva e cofundadora do movimento Todos Pela Educação, membro do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, além de integrar diversos conselhos de instituições privadas. Mozart Ramos é doutor em química, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), professor do Instituto de Estudos Avançados da USP e professor emérito e ex-reitor da UFPE, foi também presidente-executivo do movimento Todos Pela Educação e diretor do Instituto Ayrton Senna. Daniel Cara é doutor em Educação, professor na USP, dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, desde 2006.
O webinário segue sendo moderado pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich, e contou com participação especial do acadêmico e coordenador da Rede Ciência para Educação (CpE), Roberto Lent, na condução dos palestrantes para o desenvolvimento do tema.
Você pode assistir a essa edição e a todas as outras que aconteceram, através do site da ABC. É possível também realizar as inscrições de forma gratuita clicando aqui ou diretamente pelo Facebook da Academia Brasileira de Ciências. A cada semana, um tema de relevância para a ciência é debatido.
Enquanto docentes, discentes e colaboradores de uma universidade pública, entendemos a relevância de se trazer um tema desse para o conhecimento, de forma que possamos pensar sobre os desafios da educação começando por sua base, para que a qualidade seja escalável até chegar às universidades do Brasil.
Assista à transmissão e aproveite para se inscrever no próximo webinário!
Fonte: Portal da ABC