PRÓ e PET – Saúde: Integração, Ensino e Serviço

set 28, 2020Notícias

As pessoas, organizadas como indivíduos de uma sociedade, possuem necessidades distintas umas das outras. E necessidades distintas podem andar juntas a problemas distintos, que precisam de soluções personalizadas. A formação de profissionais de saúde articulada às reais necessidades da população é o objetivo do PRÓ e PET – Saúde.

O Programa de Educação Tutorial Institucional da UFF (PRO-PET/UFF) surge com a proposição de desenvolver tecnologias de ensino e cuidado que partam das demandas dos usuários dos serviços de saúde. A experiência de tecnologia social “PRÓ e PET – Saúde: Integração, Ensino e Serviço” é coordenada pela Professora Doutora Ana Lúcia Abrahão, do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da UFF de Niterói.

A experiência envolve diversos cursos da UFF, da área da saúde e correlatas, como Nutrição, Farmácia, Educação Física, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia, com alunos, professores, profissionais da saúde e usuários do sistema público de saúde de Niterói. São identificadas as necessidades de saúde, a partir de um diagnóstico do território, e propostas atividades que articulem saúde, educação e cuidado.

O programa possibilita uma formação acadêmica ampla aos estudantes, articulando o saber científico ao ponto de vista do usuário, promovendo inovação na solução de problemas sociais, tendo em vista essa articulação da prática com o estudo. É um programa que tem a capacidade de sensibilizar os estudantes para a importância de uma formação continuada e conectada com a realidade.

São feitas ações diretamente em saúde com famílias do município de Niterói, a rede pública local e a UFF, o que demonstra uma integração entre atores que pode gerar resultados promissores, unindo o ensino, a pesquisa e a extensão da universidade às necessidades sociais da população.

A experiência de tecnologia social “PRÓ e PET – Saúde: Integração, Ensino e Serviço” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.

Translate »
Skip to content