O termo tecnologias sociais é polissêmico, o que significa que possui múltiplos sentidos. Para uma melhor compreensão, é possível resumidamente dizer que são tecnologias sociais todos os produtos, processos, técnicas e metodologias que tenham como propósito a mitigação e/ou administração de problemas sociais, resultando no desenvolvimento social.
Envolver a comunidade no processo é fundamental, pois as tecnologias sociais não são criadas para que se tornem mercadoria, mas soluções inovadoras e sociais nas áreas da Saúde, Educação, Empreendedorismo Solidário, Geração de Renda e Administração de Conflitos, por exemplo.
Para a sua criação, podem ser levados em consideração alguns valores, como: baixo custo, replicabilidade em diferentes contextos, sustentabilidade ambiental, valorização do saber local e incentivo à autonomia.
Para entender na prática como uma tecnologia social pode ser criada, acesse o Catálogo de Tecnologias Sociais 2019, da Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, da Agência de Inovação (AGIR) da UFF.