Pesquisadores da UFF desenvolvem sensor de baixo custo para monitoramento de catástrofes em Niterói

maio 4, 2022Notícias, Tecnologia Social

Quando falamos sobre tecnologias sociais, logo pensamos nos valores interligados aos projetos e experiências desenvolvidas, que normalmente visam solucionar problemas sociais. Um dos valores importantes é o baixo custo. Para ilustrar, trazemos o projeto de monitoramento de catástrofes, desenvolvido por pesquisadores da UFF.

O Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental (TER) da UFF atua desde 2017 em um projeto para a criação de dispositivos para monitoramento de encostas e focos de incêndio, através de sensores de baixo custo, visando a prevenção de novas tragédias climáticas, como as recentes chuvas ocorridas em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), parceria da  UFF com a prefeitura de Niterói e conta com o apoio da Fundação Euclides da Cunha (FEC).

O projeto já possui protótipos, que estão instalados no campus da UFF na Praia Vermelha. Atualmente, passam por testes de operação, para que a próxima etapa seja a instalação dos sensores nas localidades de risco indicadas pela prefeitura de Niterói.

Graças a  parceria com o poder público, por meio da Defesa Civil e a Prefeitura de Niterói,  há a possibilidade de criação de outros protótipos, expandindo a cobertura do projeto. 

Para conhecer mais sobre esta iniciativa, acesse: https://www.uff.br/?q=noticias/06-04-2022/pesquisadores-da-uff-desenvolvem-sensor-de-baixo-custo-para-monitoramento-de

 Fonte: UFF

Translate »
Skip to content