Quando falamos sobre tecnologias sociais, logo pensamos nos valores interligados aos projetos e experiências desenvolvidas, que normalmente visam solucionar problemas sociais. Um dos valores importantes é o baixo custo. Para ilustrar, trazemos o projeto de monitoramento de catástrofes, desenvolvido por pesquisadores da UFF.
O Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental (TER) da UFF atua desde 2017 em um projeto para a criação de dispositivos para monitoramento de encostas e focos de incêndio, através de sensores de baixo custo, visando a prevenção de novas tragédias climáticas, como as recentes chuvas ocorridas em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), parceria da UFF com a prefeitura de Niterói e conta com o apoio da Fundação Euclides da Cunha (FEC).
O projeto já possui protótipos, que estão instalados no campus da UFF na Praia Vermelha. Atualmente, passam por testes de operação, para que a próxima etapa seja a instalação dos sensores nas localidades de risco indicadas pela prefeitura de Niterói.
Graças a parceria com o poder público, por meio da Defesa Civil e a Prefeitura de Niterói, há a possibilidade de criação de outros protótipos, expandindo a cobertura do projeto.
Para conhecer mais sobre esta iniciativa, acesse: https://www.uff.br/?q=noticias/06-04-2022/pesquisadores-da-uff-desenvolvem-sensor-de-baixo-custo-para-monitoramento-de
Fonte: UFF