A Caderneta Agroecológica é uma tecnologia social desenvolvida pelo Centro de Tecnologias Alternativas (CTA) Zona da Mata, em Minas Gerais.
De forma simples, a caderneta permite organizar, no modelo de planilha, informações sobre as tarefas realizadas pelas mulheres trabalhadoras da zona rural.
São dispostas colunas para organizar o controle de produção, onde é possível anotar os dados sobre quantidade, produto e preço, em relação ao que foi utilizado para consumo próprio, o que foi dado, o que foi trocado e o que foi vendido.
Dessa forma, as trabalhadoras conseguem ter dimensão do trabalho que desenvolvem trabalhando no campo. A caderneta funciona como uma ferramenta que dá visibilidade ao esforço despendido por essas mulheres e já é uma tecnologia social utilizada em várias partes do território brasileiro.
Por meio de canal no YouTube, o CTA Zona da Mata disponibiliza diversos vídeos falando sobre a experiência da Caderneta Agroecológica. Para saber mais, acesse também as publicações do CTA Zona da Mata clicando aqui.
Fonte: Site do CTA Zona da Mata