A população surda sofre com diversas dificuldades no seu dia a dia, e quando se fala em atendimento de saúde, é possível perceber que há obstáculos que são, na verdade, grandes problemas de saúde pública.
Uma formação em libras para a sociedade, de forma mais efetiva, poderia ser um grande facilitador para a vida dessas pessoas, especialmente aos profissionais de saúde, de forma a possibilitar um atendimento às necessidades básicas.
Pensando nisso, uma estudante de Medicina, na Iniciação Científica, surge com uma proposta e, em conjunto com o Projeto de Extensão Libras, Linguística e Divulgação (LiLinDiv), é organizada e lançada a Cartilha Digital Bilíngue Libras/Português para Atendimento em Saúde.
A publicação é inédita no Brasil, o que demonstra, em conjunto, a importância da Ciência Brasileira, da Saúde e da Universidade Pública.
A cartilha está disponível de forma gratuita e pode ser acessada através do link no perfil do Projeto de Extensão Libras, Linguística e Divulgação, coordenado pela Profa. Dra. Tathianna Dawes, da UFF, ou clicando aqui.
É possível também assistir ao evento de lançamento do material, no Youtube do projeto, clicando aqui.
Fonte: Projeto de extensão LiLinDiv