Já ouviu falar sobre Cooperativismo de Plataforma?

set 23, 2022Dica de Leitura, Eventos

O cooperativismo de plataforma, conceito cunhado em 2014 por pesquisadores da The New School, universidade de Nova Iorque, propõe a criação de plataformas digitais com gestão democrática e que os trabalhadores sejam os seus proprietários.

O que se defende com esse conceito é a criação de modelos de negócios de propriedade cooperativa para alcançar um cenário de trabalho digital mais diversificado e justo, com respeito às condições de trabalho.

Essa proposta vem inspirando um movimento, hoje já com proporções mundiais, e aqui no Brasil, Rafael Zanatta, Diretor da Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, produziu um relatório, a partir de sua perspectiva comparada durante fellowship no Institute for Cooperative Digital Economy (ICDE), apresentando a complexidade do cooperativismo no Brasil, bem como seus desafios e problemas enfrentados.

O Rio de Janeiro sediará a Conferência Internacional de Cooperativismo de Plataforma dos dias 4 a 6 de novembro de 2022.

Será uma oportunidade para debater o conceito e as problemáticas desse modelo, especialmente no contexto brasileiro.

Para participar do evento, é preciso realizar inscrição e as vagas são limitadas. Portanto, acesse já aqui.

Fonte: ITS Rio