Em dezembro de 2017, a AGIR lançou o primeiro Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF, que contava com 32 experiências de tecnologia social e/ou inovações para o desenvolvimento social, selecionadas através do Edital de Chamamento e Registro de Experiências de Tecnologia Social.
Uma das experiências contempladas nesta primeira edição, na categoria Valorização e Preservação da Memória Cultural, foi a “Metodologia de Construção de Currículos Diferenciados”, coordenada pelo Prof. Dr. Domingos Nobre, do Departamento de Educação (DED), no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF).
Voltada para a elaboração de currículos diferenciados, bilíngues, interculturais e específicos, o objetivo da experiência é produzir coletivamente numa perspectiva pedagógica progressista.
Sendo o catálogo uma publicação contínua e cumulativa, a experiência segue em andamento. Como novidade, traz em seus desdobramentos a atuação no Projeto Redes, desde 2021, fruto de parceria com a Fiocruz, o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), o Fórum de Comunidades Tradicionais, a UFF e a Unesp. O Projeto Redes é uma política pública conquistada por comunidades tradicionais pesqueiras, impactadas por empreendimentos de petróleo e gás natural no litoral norte de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro.
E no ano de 2022, a novidade é a retomada das aulas do curso de Magistério Indígena, com disciplinas da BNCC, e a retomada de encontros de formação continuada para professores caiçaras e quilombolas em Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
Para conhecer mais sobre esta e outras experiências, acompanhe nossos conteúdos no instagram, clicando aqui para nos seguir, e acesse aqui as edições anteriores do nosso catálogo.