#TBT: vamos relembrar as Experiências de Tecnologia Social da UFF?

nov 16, 2022Tecnologia Social

Em dezembro de 2018 a AGIR lançou a segunda edição do Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF, durante o “Seminário: O papel da universidade no desenvolvimento das tecnologias sociais”. Sendo uma publicação cumulativa, o catálogo contava então com 38 experiências de tecnologia social e/ou inovações para o desenvolvimento social, selecionadas através do Edital de Chamamento e Registro de Experiências de Tecnologia Social.

Uma das experiências contempladas nesta segunda edição, na categoria Metodologias e Ferramentas Didáticas Inovadoras, foi o “Design Participativo no MACquinho”, coordenado pelo Prof. Dr. João Carlos Lutz, do Departamento de Desenho Técnico, na Escola de Engenharia (UFF).

Essa experiência de tecnologia social iniciou-se em 2017, no Morro do Palácio, em Niterói (RJ), através dos trabalhos desenvolvidos em parceria com a equipe do MACquinho, no âmbito do projeto de indicação científica (PIBIC 2017/2018) intitulado “Co-Design de Sistema de Produtos e Serviços para a Gestão Participativa da Horta
Comunitária do MACquinho”. O objetivo desta experiência é aproximar estudantes da UFF e da comunidade jovem do Morro do Palácio para, conjuntamente, desenvolverem projetos que reúnam cultura popular e a tradição modernista do Design, com a expectativa de se criar atividade econômica como uma oportunidade de gerar renda, a partir da elaboração e venda de produtos fabricados com Papéis Artesanais.

Em 2020 a experiência cresceu, tendo sido incorporada com outros dois projetos que começaram a ser desenvolvidos no MACquinho: a Linha Cumbuca de Bioprodutos e o Cordel Urbano, este último coordenado pela Profa. Dra. Renata Vilanova, do Departamento de Desenho Técnico, na Escola de Engenharia (UFF).

A Linha Cumbuca de Bioprodutos resulta do projeto intitulado “Co-Design de BioProdutos a partir de Matrizes de Celulósicas”,  esenvolvido pelo LabMat (Laboratório de Materiais), resultando no desenvolvimento de métodos e tecnologias para a fabricação de produtos tridimensionais (luminárias, potes, caixas, painéis e vasos), utilizando como matéria prima principal as sobras celulósicas geradas na própria UFF.

O Cordel Urbano é realizado pelo LabLinha (Laboratório de Impressões, Gravuras e Modelagem) e consiste numa experiência colaborativa entre docentes e discentes do Curso de Desenho Industrial da UFF e integrantes da Oficina de Rimas e Poesia da Plataforma Urbano Digital do MACquinho. A literatura de Cordel produzida (chancelada pelo Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro) permite a valorização do discurso da periferia através da cultura do RAP e o aprofundamento de questões sociais do entorno por meio da educação visual.

Essas tecnologias estão sendo transferidas para a equipe do  MACquinho e a expectativa é que os projetos sejam geridos pela própria comunidade do Morro do Palácio.

Para conhecer mais sobre esta e outras experiências, acompanhe nossos conteúdos no instagram, clicando aqui para nos seguir, e acesse aqui as edições anteriores do nosso catálogo.