#TBT: vamos relembrar as Experiências de Tecnologia Social da UFF?

nov 29, 2022Tecnologia Social, TS Indica

Em dezembro de 2021, a Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais da AGIR (UFF) lançou a quarta edição do Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF, reunindo 81 experiências de tecnologia social desenvolvidas pela comunidade universitária em conjunto com a sociedade.

Foi a primeira vez que o Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF teve seu lançamento de forma online, devido ao período pandêmico da COVID-19, sendo transmitido pelo canal do InEAC, no YouTube, que você pode conferir aqui.

Neste catálogo, a Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais da UFF trouxe diversos projetos elaborados para contornar os problemas causados pela pandemia por COVID-19.

Uma das experiências contempladas nesta edição e que trazemos hoje de destaque, na categoria Jogos, foi o “Jogo Enigmas Macabros como ferramenta para divulgação científica de COVID-19”, coordenado pela Profa. Dra. Lucianne Fragel, do Departamento de Neurobiologia da UFF, e pela Julia Motta, aluna da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFF.

Essa experiência de tecnologia social teve seu início em 2020, surgindo no contexto da pandemia de COVID-19, a partir de respostas recebidas em uma pesquisa com jovens estudantes da educação básica, para identificar suas percepções em relação à COVID-19.

O “Jogo Enigmas Macabros como ferramenta para divulgação científica de COVID-19” ´´e um jogo de cartas, pensado para o modelo remoto, mas que pode ser replicado presencialmente. O jogo se desenvolve por meio de histórias, organizadas com base em relatos pessoais e reportagens, sobre os temas do distanciamento social, cuidados pessoais na pandemia, problemas nos hospitais, falta de conscientização da população, além de outros temas, trazendo diversos enigmas a serem desvendados pelos jogadores.

O uso da metodologia da gamificação tem o objetivo de promover a popularização científica e a reflexão crítica do público-alvo a respeito da pandemia de COVID-19, favorecendo o seu empoderamento e autonomia, e visando a promoção da saúde da população.

Para conhecer mais sobre esta e outras experiências, acompanhe nosso instagram, clicando aqui para nos seguir, e acesse aqui as edições anteriores do nosso catálogo.