Agência de Inovação (AGIR) lança o Catálogo de Tecnologias Sociais 2022 da UFF

nov 30, 2022Tecnologia Social

A nova edição do Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF foi lançada na tarde do último dia 30 de novembro, no auditório da Agência de Inovação (AGIR), com transmissão ao vivo pelo canal do InEAC no YouTube, e contou com a participação dos coordenadores, vice-coordenadores e integrantes dos 14 projetos incluídos neste ano. 

O Catálogo é uma realização da Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, teve sua primeira edição em 2017 e cresce a cada ano. Em 2017, sua primeira edição, foram 32 experiências catalogadas; em 2018, o total subiu para 38; em 2019, o Catálogo passou a contar com 53 experiências; em 2021, o número subiu para 81 experiências; e, em sua edição atual, em 2022, o Catálogo conta com 95 experiências de tecnologia social. 

O objetivo é reunir experiências em curso, em fase piloto ou já finalizadas, desenvolvidas pela UFF por meio dos seus docentes, estudantes ou técnicos-administrativos. Com isso, o Catálogo de Tecnologias Sociais busca produzir registro e memória, além de dar publicidade às experiências, fruto de projetos de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação, desenvolvidos a partir do encontro entre os saberes da universidade e da sociedade, e que tem como objetivo o desenvolvimento social.

Assim como no último ano, nesta edição de 2022 destacam-se os projetos elaborados durante o período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19. Nesse caso, o uso e a popularização das tecnologias de informação e comunicação permitiram que muitas atividades que antes eram realizadas presencialmente fossem adaptadas ao universo online, à distância. 

O evento de lançamento contou com a presença de docentes e alunos das mais variadas áreas do conhecimento da UFF, com destaque para os coordenadores e representantes das 14 novas experiências incluídas no Catálogo. Também estiveram presentes a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), Profa. Dra. Andrea Brito Latge, o diretor da AGIR, Prof. Dr. Ricardo Leal, e a Coordenadora de Inovação e Tecnologias Sociais, Profa Dra. Luciane Patrício, que compuseram a Mesa de Abertura da cerimônia. 

A coordenadora, Profa. Dra. Luciane Patrício, destaca a importância do Catálogo para a instituição e para a área das tecnologias sociais:

A realização do Catálogo de Tecnologias Sociais demonstra que a universidade pública acerta em investir em temas e projetos de relevância social, o que se reflete em uma edição que já conta com 95 experiências, desenvolvidas por sua própria comunidade acadêmica, o que reforça essa importante interlocução entre sociedade e saber acadêmico

Profa. Dra. Luciane Patrício Barbosa Martins

Coordenadora de Inovação e Tecnologias Sociais - AGIR

Em sua fala de abertura, a Profa. Dra. Andrea Latge, Pró-Reitora da PROPPI (UFF) enfatiza:

A Agência de Inovação é promissora, vem crescendo a cada ano e isso se confirma com o lançamento da quinta edição do Catálogo de Tecnologias Sociais. Essa publicação nos mostra o quanto a nossa universidade vem contribuindo para a sociedade por meio dos projetos desenvolvidos por nossa comunidade universitária, que tanto incentivam ao desenvolvimento social.

Profa. Dra. Andrea Latge

Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPPI

O Diretor da Agência de Inovação, Prof. Dr. Ricardo Leal, corrobora com a fala da Pró-Reitora, agradecendo pela presença de todos e todas, e inclui que: 

É gratificante ver o catálogo crescer a cada ano, com atividades extremamente importantes para a nossa universidade e para a sociedade. A Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais se consolida a cada ano, com crescentes oportunidades nas agências de fomento, como a Faperj, por exemplo.

Prof. Dr. Ricardo Henriques Leal

Diretor da Agência de Inovação - AGIR

As tecnologias sociais apresentadas no Catálogo estão reunidas em 10 subgrupos: Metodologias e Ferramentas Didáticas Inovadoras, Jogos, Valorização e Preservação da Memória Cultural, Geração de Renda, Acesso a Direitos e Cidadania, Inovação e Saúde, Formação de Recursos Humanos e Intervenção Social, Redes e Políticas Públicas, Popularização e Democratização da Ciência e da Tecnologia e Experiências Piloto.

Os interessados em compor a próxima edição do Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF devem submeter uma proposta por meio de edital, lançado anualmente no início do ano letivo.

E para, finalmente, conhecer as novas experiências da edição 2022 do Catálogo e assistir ao evento de lançamento:

Translate »
Skip to content