Confira os editais abertos com diversas oportunidades de bolsas: CNPq, UFF, FAPERJ e OEA

abr 20, 2023Chamadas

Com o início de mais um semestre letivo, estão abertos diversos editais, com oportunidades de bolsas para os estudantes da UFF, e também oportunidades de outras instituições. Abaixo, destacamos informações importantes, como prazos e formas de inscrição de cada edital.

PIBITI e PIBINOVA

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e a Agência de Inovação (AGIR/UFF) tornam público o edital para a concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Inovação (PIBINOVA/PDI/UFF), para a vigência 2023-2024.

As bolsas são destinadas a estudantes de graduação da UFF. As inscrições devem ser realizadas pelos professores orientadores, por meio do envio de propostas, até o dia 01/05/2023.

O edital e seus anexos podem ser acessados no portal de editais da UFF, clicando aqui.

Para mais informações, é possível enviar e-mail para o endereço agir.proppi@id.uff.br e acompanhar o site da Agência de Inovação da UFF.

PIBIC GRADUAÇÃO

Com a missão de estimular pesquisadores produtivos e engajar estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa da instituição, além de estimular o aumento da produção científica, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) torna público o edital para concessão de bolsas de Iniciação Científica, dentro do Programa Institucional PIBIC, do CNPq

As bolsas são destinadas a estudantes de graduação da UFF. As inscrições de projetos estão abertas até o dia 03/05/2023 e devem ser feitas pelos docentes orientadores. Para mais informações, acesse aqui o edital.

Para acompanhar as informações sobre as atividades de pesquisa científica desenvolvidas na UFF, acesse aqui a página da Coordenação de Pesquisa no instagram.

SERRAPILHEIRA e FAPERJ

Com o objetivo de estimular o intercâmbio de ideias entre cientistas na área de Ecologia, o Instituto Serrapilheira, em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), lança edital destinado a cientistas negros e indígenas.

As inscrições estão abertas até o dia 24/04/2023 e são destinadas a jovens cientistas, que tenham concluído doutorado entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022 (com prazo estendido em até dois anos para mulheres com filhos).

Para consultar o edital e o link de inscrições, acesse aqui.

Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA

A CIDH é o órgão principal e autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), encarregado da promoção e proteção dos direitos humanos no continente americano. Criada em 1959 pela OEA, com sede em Washington (D.C.), em conjunto com a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH), é uma instituição do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIDH).

A CIDH está com inscrições abertas para uma bolsa para atuar junto à Relatoria sobre Direitos da População Negra e contra a Discriminação Racial. O objetivo da bolsa é oferecer aos jovens negros e negras, profissionais das áreas de direito, ciência política, relações internacionais e outras ciências sociais, dos Estados membros da OEA, a oportunidade de conhecer e aplicar os mecanismos de proteção do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH) na área dos direitos da população negra e a eliminação da discriminação racial.

As inscrições estão abertas até o dia 21/04/2023. As atividades terão duração de 11 meses, iniciando em maio de 2023.

Para obter mais informações sobre a bolsa, acesse aqui o site.