Em 2020, por meio de parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e o Governo do Estado do Ceará, contando com o apoio do Instituto para Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo (IVEPESP) e das Fundações Maria Cecília Souto Vidigal, Porticus e Bernard Van Leer, é iniciada a implementação do Programa ACT.
O Programa ACT é um programa parental de prevenção universal à violência contra a criança. A sigla ACT significa Adults and Children Together, que se traduz como Adultos e Crianças em Conjunto, sendo o seu nome completo ACT – Raising Safe Kids (ACT-RSK) ou ACT – Educando Crianças em Ambientes Seguros.
No estado do Ceará, as ações começaram por meio de sensibilização da sociedade e do Governo sobre o tema do desenvolvimento infantil, em seguida foram iniciadas as formações para multiplicar facilitadores do tema para famílias dos diversos municípios do Ceará.
Em março de 2023 já são mais de mil famílias, em 24 municípios do Ceará, contempladas com o Programa ACT, que é considerado como uma ferramenta de tecnologia social. O investimento na implementação do Programa ACT por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), do Governo do Estado do Ceará, acontece com o objetivo de romper com o ciclo da violência, passado de geração para geração, de forma que seja possível o estabelecimento de uma educação positiva para as crianças.
A ferramenta é aplicada às famílias por meio de 8 sessões coletivas, de 2 horas semanais, realizadas pelos facilitadores, de forma a fortalecer as famílias, disseminando conhecimentos sobre desenvolvimento infantil, baseados em pesquisas e evidências científicas, e criação com afeto. Para ter mais informações sobre essa importante ferramenta para o desenvolvimento infantil e acompanhar as ações realizadas pela SPS, clique aqui.
