Parceria viabiliza atendimento psicológico a jovens de comunidades cariocas

jun 16, 2023Tecnologia Social

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, têm se intensificado entre os brasileiros. Dados de pesquisas recentes indicam que o Brasil está em primeiro lugar no ranking latino-americano da depressão e em quinto lugar no ranking mundial. Esses resultados são ainda mais alarmantes quando falamos de jovens e adolescentes, entre 10 e 19 anos: a cada seis meninas ou meninos, um jovem ou adolescente declara viver com algum tipo de transtorno psicológico (Unicef, Situação Mundial da Infância, 2021).

Como uma forma de atuar no manejo dessa situação, o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) vem atuando, em parceria com a Prema Serviços de Psicologia, com o objetivo de garantir o bem-estar socioemocional de jovens integrantes do Programa Jovens Construtores, desenvolvido pela instituição desde 2009.

O programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada à formação de jovens, de 17 a 25 anos, visando contribuir para o crescimento pessoal e profissional de moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e ao desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades.

Portanto, aliada à formação profissional, o Cedaps consegue ainda atuar nessa frente de promoção à saúde mental. Só no ano de 2022, foram atendidos quase 60 jovens do projeto, e atualmente, 23 jovens são atendidos nessa parceria, realizando psicoterapia, aconselhamento em crise e treinamento em habilidades sociais.

Fonte: Portal Diário do Rio

Translate »
Skip to content