De acordo com o relatório Global E-waste Monitor 2020, desenvolvido pela Global E-waste Statistics Partnership, o Brasil é o quinto país que mais produz lixo eletrônico no mundo, acumulando 2,1 milhões de toneladas em 2019. Por outro lado, a parceria entre o Movimento Circular e a GM&C proporcionou dados animadores em relação ao benefício econômico da reciclagem do lixo eletrônico, uma vez que ela pode gerar 40 mil empregos diretos e uma renda de, no mínimo, R$ 800 milhões ao ano – para saber mais, acesse a publicação neste link.
É nesse cenário de busca por soluções para a diminuição do lixo eletrônico que diversos conteúdos são desenvolvidos, como apresentado no episódio #10: O acúmulo de lixo eletrônico no Brasil, do PodTech, um podcast do Canal Futura no Spotify. Os entrevistados foram Alessandro Dinelli – fundador e CEO do Descarte Correto – e Gustavo Noleto Bertolino – sócio-diretor de operações da empresa Zero Impacto. No episódio, há o debate sobre:
- O descarte correto do lixo eletrônico, uma vez que demandam um tratamento mais complexo do que o lixo comum;
- As consequências do despejo do lixo eletrônico no aterro sanitário, em razão do aspecto econômico – quando não há a reciclagem do material -, social – referente à contaminação tóxica de indivíduos – e ambiental – com a liberação de componentes tóxicos no meio ambiente;
- A obsolescência programada.
Além disso, os entrevistados explicam acerca das atividades realizadas em suas empresas, como, por exemplo, a organização de centros de coletas para descarte seguro – inclusive com a parceria de outras empresas -, a reciclagem ou o reuso do lixo eletrônico e, sobretudo, a conscientização popular.
Para assistir ao episódio, clique aqui.
Fonte: Canal Futura, Global E-waste Statistics Partnership, GM&C e Movimento Circular.