Oficina de produção de documentário

jul 12, 2023TS Indica

Em uma sociedade contemporânea imersa na cultura digital através da produção e do consumo massivo de mídias, os estudos da literacia midiática são essenciais para a compreensão de como as pessoas estão se relacionando com as mídias digitais. O conceito possui uma pluralidade epistemológica que pode variar suas especificidades ao permear diversas áreas do conhecimento, como a Comunicação, a Educação e a Sociologia. De modo geral, a literacia midiática pode se definir pela capacidade de acessar, analisar, avaliar e criar mensagens a partir de variados contextos midiáticos.

A partir dessa perspectiva, o Observatório da Qualidade no Audiovisual, grupo de pesquisa da Faculdade de Comunicação de Juiz de Fora (FACOM/UFJF) realizou o projeto “Competência midiática audiovisual: formação do olhar” em conjunto à Pró-Reitoria de Extensão e à Rede Alfamed Brasil.

O projeto teve como objetivo a formação de profissionais da comunicação conscientes da literacia midiática sob a perspectiva de produtores e consumidores, possibilitando reflexões críticas e criativas em suas próprias produções. Além de aplicar oficinas de documentários em escolas públicas e privadas da Zona da Mata Mineira, o projeto resultou em materiais pedagógicos e didáticos direcionados a alunos e professores contando com o caderno pedagógico “Competência midiática e documentário: uma proposta pedagógica” e uma playlist de vídeos no canal de YouTube do projeto como material complementar.

O compartilhamento gratuito permite a replicabilidade do material através do aprofundamento dos profissionais da educação e da comunicação, estimulando a construção de uma cidadania “ativa, ética, reflexiva e competente, preparada para uma atuação mais esclarecida e crítica na cultura digital”.

Ficou interessado e deseja saber mais? Então acesse o site do Observatório neste link.

Fonte: Observatório da Qualidade no Audiovisual.