Etnodesenvolvimento e economia solidária em territórios quilombolas

set 6, 2023Notícias, Tecnologia Social

Como uma forma de diminuir a desigualdade social e econômica que acomete as comunidades quilombolas, a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC), vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolve, desde 2005, o projeto “Projeto Brasil Local – Etnodesenvolvimento e Economia Solidária” em comunidades quilombolas distribuídas entre onze estados.

Nesse sentido, o projeto foi certificado, em 2017, como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil (FBB) no Prêmio Transforma!. Assim, o Etnodesenvolvimento e Economia Solidária em Territórios Quilombolas visa produzir melhores oportunidades de trabalho e de renda às comunidades quilombolas por meio da formação teórica com foco em políticas públicas e viabilidade econômica de empreendimentos.

O projeto, com o intuito de promover a inclusão e o desenvolvimento regional e dos indivíduos participantes, produziu pesquisas em territórios de baixíssima integração às redes de serviços públicos – 15% dos domicílios possuíam rede pública de água e 0.2% estavam conectados à rede de esgoto e de águas pluviais -, enquanto a renda mensal de 61% dos moradores, na época, não atingia um salário mínimo. Com isso, foram efetuadas diversas ações de pesquisa na prática extensionista, como por exemplo: incentivo a possíveis formas de trabalho e renda; organização de atividades socioambientais; desenvolvimento local; utilização de fontes alternativas de energia e ações de educação com jovens e adultos. Cada localidade foi mapeada a fim de compreender as necessidades locais. Também houve a implantação de sistemas fotovoltaicos e a realização de oficinas junto às comunidades.

Um dos pólos de atuação ocorre, desde 2009 na comunidade do Campinho da Independência, localizada a 20 quilômetros do município de Paraty – RJ. Em 2015, o projeto foi considerado o melhor projeto na área de Tecnologia e Produção do 12º Congresso de Extensão da UFRJ, recebendo o Prêmio FUJB de Extensão Universitária.

Quer saber mais sobre o projeto e os resultados alcançados? Então acesse a página do projeto no site da Fundação Banco do Brasil.

Fonte: Fundação Banco do Brasil (FBB).

Fonte da foto: https://transforma.fbb.org.br/