Fruto das atividades do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde/interprofissionalidade), realizado no município de Nova Friburgo entre 2019 e 2021, o projeto “Educação interprofissional no campo da saúde e baseada na comunidade” está presente no Catálogo de Tecnologias Sociais 2022, página 107 do documento.
A Tecnologia Social é coordenada pela Professora Dra. Francelise Pivetta Roque e pela Professora Dra. Priscila Starosky e possui o apoio da Rede Municipal de Saúde de Nova Friburgo.
Assim, como descrito no Catálogo, a proposta da experiência visa a melhoria do atendimento em saúde através da formação interprofissional de profissionais de saúde, sendo ela na graduação ou na educação continuada. A ideia surge como uma forma de corresponder ao objetivo de ajudar a integrar os processos educacionais tanto aos serviços da rede pública local de saúde quanto às demandas da comunidade. A aprendizagem está voltada à esfera social e prioriza a participação horizontal dos atores, levando em consideração as experiências pessoais dos profissionais e as demandas de seus grupos de trabalho e da população em geral.
O processo de aprendizado corresponde às seguintes etapas: busca de informações em documentos; diálogo com os profissionais dos serviços, representantes da comunidade e gestores de saúde; diálogo com os pares da Universidade; mensuração dos impactos da Educação interprofissional; mensuração da Prática Interprofissional Colaborativa; e mensurar os efeitos da Integração Ensino Serviço e Comunidade.
Ficou interessado? Então clique aqui e saiba mais sobre essa experiência.